quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vidros e Espelhos como usar?

A primeira coisa que vem à cabeça quando se fala na utilização de espelho em arquitetura de interiores é a sua função primordial: refletir imagens. Há, também, quem lembre da possibilidade de usar o espelho para simular um aumento no espaço.
Porém, mais do que um objeto simplesmente decorativo, o arquiteto Paulo César Lourenço salienta que a arquitetura vai além da arte e materializa os espaços. "É preciso habilidade na elaboração dos espaços, inclusive no uso de espelhos", diz.
O uso de espelhos em banheiros e quartos são exemplos do espelho utilizado em sua função de refletir imagens. "Eu lembro que antigamente, os carros subiam a Rua Espírito Santo. E o cruzamento com a Santo Antônio era perigoso. Eles colocaram um espelho convexo para que os motoristas na Espírito Santo vissem os carros na Santo Antônio. Isso é um aspecto funcional, aliado à forma".
A forma pode definir as sensações e qualidade de um espaço. Lourenço fala sobre a Sala dos Espelhos, do Palácio de Versailles, e o Jardim dos Espelhos - espelhos d'água - no Parque de la Villette, ambos em Paris. "São arquiteturas paradigmáticas, em que os visitantes ficam cercados por espelhos, utilizados de uma forma quase lúdica e irônica".
E por falar em espelhos d'água, os parques e palácios utilizam bem este recurso. Brasília, por exemplo, aliou a beleza do reflexo a necessidade de um ambiente úmido. O fundo deste espelhos naturais, normalmente, são escuros para refletirem melhor a paisagem.
A técnica é o terceiro ponto a ser analisado em um projeto arquitetônico. No comércio, os argumentos técnicos prevalecem, porque o uso do espelho é uma forma de mostrar ao cliente os produtos, por vários ângulos, ao mesmo tempo. "As lojas de jóias, que possuem produtos pequenos, usam o espelho a seu favor", diz. Em shoppings, deve-se tomar cuidado com a quantidade de espelhos, para não causar multiplicidade de sensações.
Espelho à direita da foto Espelho à direita da foto
Nas paredes da loja Nas paredes da loja
Mal uso do vidro Mal uso do vidro
Lourenço enfatiza a importância de saber o tipo de projeto e o que pretende-se com ele. Uma sala de reunião com um grande espelho não vai funcionar bem, porque pode deixar a pessoa constrangida ao ficar de frente para si mesma o tempo inteiro. Se alguém resolver usar a técnica de ampliação ambiente em um lavabo também não será uma boa idéia, porque existirá a sensação de estar sendo vigiada.
Um cuidado especial em projetos de lojas comerciais são as vitrines, já que a exposição dos produtos é primordial. A iluminação interna e externa inadequada pode transformar o vidro da vitrine em espelho e esconder o produto. A colocação inclinada de um vidro também pode causar o mesmo efeito de espelho. Quando isso acontece, ou muda-se a iluminação ou coloca-se o vidro novamente.
A moda também já aderiu muito o espelho ao seu dia-a-dia. Algo arriscado, porque os estilos saem de moda, mas a arquitetura fica, como a aplicação em laterais de escadas rolantes e em fachadas de prédios.
Fonte: www.acessa.com
Espelho
"A decoração tem que servir ao homem. Antes era uma preocupação estética, hoje ela pode ser definida como a busca de soluções para o conforto", explica Alexandra Nicolini, arquiteta e integrante do núcleo de projetos da fábrica de móveis S.C.A.
Para o designer de interiores e coordenador de ambientação da Etna, Léo Dutra, a grande vantagem da decoração é que ela, muitas vezes, evita uma reforma. "Se você trocar o tapete, as almofadas ou a cor de uma parede já provoca uma grande mudança no ambiente sem precisar gastar muito", afirma.
E para aqueles que não podem colocar os serviços de um decorador no orçamento, basta seguir alguns conselhos.
"Os móveis têm que ser funcionais, fáceis de limpar e feitos com materiais resistentes", indica Alexandra, "principalmente para quem tem crianças pequenas em casa".
Léo Dutra também aposta muito na funcionalidade dos objetos. "É preciso pensar na metragem do produto com relação ao espaço, a circulação que ele vai permitir no ambiente e sua função", explica. "Não adianta ter um sofá grande se ele vai bloquear a passagem", completa.
O designer indica os móveis com funções duplas. "Uma mesa de canto pode ser o lugar ideal para guardar um puff embaixo", exemplifica.

Quadros e espelhos

"Os quadros têm que completar e não interferir no ambiente", diz a arquiteta. Segundo Alexandra, uma dica para evitar erros é optar pelas peças de cores neutras.
De acordo com o designer da Etna, os quadros se destacam na decoração, por isso é preciso saber dosá-los no momento da decoração. O profissional destaca alguns erros mais comuns.
O quadro ou espelho maior que a peça que fica abaixo dele é um dos mais freqüentes, segundo Léo. A peça em uma altura desproporcional é outro erro. "Uma pessoa nem consegue se ver no espelho porque ele está baixo ou alto demais. No caso de um quadro, nem é possível observá-lo".
Para os espelhos, deve-se ter o cuidado especial de não colocá-los na parede à frente da TV. "Cria-se um jogo de reflexos horrível", define o designer.

Plantas e arranjos

Para a arquiteta Alexandra Nicolini, flores e plantas artificiais devem ser evitadas. Uma sugestão da profissional é utilizar romãs e alcachofras, que mantém suas características por mais tempo.
Já Léo Dutra acredita que as flores e frutas artificiais são opções viáveis para quem não fica muito tempo em casa. "Mas tem que ser ponderado. Mesclar arranjos artificiais com folhagens verdadeiras é uma dica", diz.
Fonte: noticias.terra.com.br
Espelho

Espelhos dão toque ‘mágico’ à decoração

Os espelhos são, em si mesmos, objetos mágicos por uma vocação que emerge de sua própria natureza física. Espelhos refletem luz! E a luz tem dimensões e significados. O espelho que fala, desperta na rainha de vaidade maldosa primeiro a inveja, depois o desejo de vingança contra a bela Branca.
É transpondo o espelho, portal entre dois mundos, que Alice vai conhecer um estranho país das maravilhas. A perdição de Narciso foi um espelho d’água. A curiosa fascinação causada pela reflexão da imagem seduziu os povos desde a mais remota Antigüidade.
Egípcios, gregos e romanos confeccionaram espelhos de latão, prata e zinco. Na Itália medieval, as damas já usavam, presos aos cintos, pequenos espelhos redondos, em geral feitos em ouro ou prata. Foi no século 12 que artífices venezianos começaram a produzir espelhos em vidro revestidos com uma fina camada de mercúrio e estanho. Em 1833 o revestimento passou a ser feito em prata, tal como conhecemos hoje.
Na decoração atual use e abuse, sabendo dosar, é claro. No design residencial tem seu espaço em praticamente todos os ambientes, desenvolvendo funções essenciais em alguns e estética em outros. Como material de revestimento, compondo com as mais diversas texturas que se contrapõem com seu aspecto límpido e brilhante. Utilizamos acabamento de borda liso ou bisotè, emoldurados ou não.
No hall de entrada, aliado do Feng Shui, pode nos servir para aquela última olhadinha antes de sair. Para quem entra, a recepção é agradável refletindo os movimentos da chegada.
No estar, ampliando ambientes, refletindo cantos especiais, buscando o exterior e trazendo o paisagismo.
Nos dormitórios, fundamental para nosso trato pessoal e algumas vezes estimulando encontros secretos.
Nos closets, imprescindíveis, idem aos banheiros para os quais, tecnologicamente desenvolvidos, existem os espelhos antiembaçantes.
Os espelhos devem ser sempre de boa qualidade de reflexão e estar associados a uma iluminação adequada.
Nas instalações comerciais está bastante associado ao marketing de vendas: podemos citar as joalherias, perfumarias, óticas, lojas de vestuário e calçados auxiliando o cliente na compra. Nas academias, corrigindo posturas, incentivando movimentos.
Tecnologicamente desenvolvidos, temos os espelhos antiembaçantes para banheiros e associados à informática em uma loja da Griff Prada em Paris simula looks sem que a cliente efetivamente prove a roupa.
Criados no final de século 12, em Veneza, os espelhos sempre foram considerados verdadeiras jóias. Unindo suas formas a belíssimas molduras conquistaram seu devido lugar no mundo da decoração e nos anos 30 eram sinônimo da luxuosa Art Décor.
Atualmente, com a tendência e valorização da "volta ao passado", eles estão aí novamente.
Recentemente, no Hotel Sanderson, em Londres, Philippe Stark faz dos espelhos venezianos o destaque do projeto. Presente em quase todos os ambientes, eles emolduram o bar, a loja de souvenirs e os elevadores de interiores surreais, projetando imagens tridimensionais (vale a pena conferir).
Bartira Mendes é arquiteta e professora do curso de design de interiores do Senac Piracicaba.
Fonte: www.jpjornal.com.br
Espelho
O espelho quanto mais liso, melhor. Deixa o ambiente com uma aparência "clean".
Espelhos antigos são sempre lindos. Se tiver um na sala, por exemplo, você pode coordenar com alguns objetos antigos na decoração. Esse tipo de espelho pode ser usado em quase toda a casa, mas na sala ficará mais em destaque. Uma boa idéia também para quem só quer usá-los como enfeite e, não para ampliar um ambiente, é pendurá-los como quadrinhos nas paredes. É só colocar uma moldura neles que esteja de acordo com os móveis do seu ambiente.
Se colocados na porta de um armário, num quarto pequeno, ele terá a função de ampliar o ambiente e ainda servirá para você e sua família, poderem se arrumar diante dele.
Um espelho no hall de entrada do seu apartamento, além de ser decorativo, vai ser útil a quem vem visitá-la, para dar um retoque no visual antes que você atenda a porta.As suas visitas vão gostar da idéia e vão elogiar!
No fundo de uma prateleira que contenha objetos decorativos bonitos, ou garrafas de bebidas trabalhadas, como as de licor. Nesse caso, vão ter a função de duplicar esses objetos. A forma mais usada para esse tipo de decoração com espelhos, é geralmente com aqueles gostosos barzinhos que podem ser montados na sua sala, para relaxar depois do trabalho, ou para convidar os amigos para um papinho descontraído.

Errando

Nunca use um espelho fumê em sua casa. Ele escurece o ambiente, deixando-lhe pesado e triste. Dê preferência aos de cristais.
Mesas e móveis com espelhos são desconfortáveis, perigosos e de mau gosto. E isso vale inclusive para bandejas, porta copos, etc. Lembre-se: o espelho é para refletir imagens ou ampliar os ambientes.
Espelho no teto jamais! Não vai querer que a sua casa fique parecida com um lugar comercial ou parecendo um Motel. Não adote nunca essa idéia.
Esqueça ainda, os espelhos recortadinhos. Eles confundem a vista e, dependendo de onde refletem, acabarão por distorcer o ambiente. Só os use para pequenos objetos na decoração, como: pirâmedes, elefantinhos, corujas, molduras de porta retratos, etc.
Se espelho quebrado dá azar? Ninguém sabe se isso é verdadeiro, mas... se o seu quebrar, jogue-o fora, pois sempre causa má impressão!!!

Espelhos na decoração


Mas vamos lá,no post de hoje vou falar de um recurso muito versátil utilizado para valorização de ambientes e mobiliário num projeto,o espelho.
Poucas são as casas hoje em dia,que tem menos de um espelho,seja por necessidade ,vaidade ou para ornamentar, é um  curinga em muitos ambientes da casa, alonga,ilumina,sofistica.É um recurso bonito,relativamento barato e muito versátil.
Tudo indica que a primeira vez que o ser humano viu seu reflexo foi na água. Isso deve ter mudado em cerca de 3000 a.C., quando povos da atual região do Irã passaram a usar areia para polir metais e pedras.Esses espelhos refletiam apenas contornos e formas. As imagens não eram nítidas e o metal oxidava com facilidade.
Pouco mudou até o fim do século 13. Nessa época, o homem já dominava técnicas de fabricação do vidro, mas as peças eram claras demais, e por isso não tinham nitidez. Até que, em Veneza, alguém teve a ideia de unir o vidro a chapas de metal. Surgia assim o espelho como o conhecemos até hoje.
Mas este era um produto raro e caro. Os chamados espelhos venezianos eram mais valiosos que navios de guerra ou pinturas de gênios como da Renascença. A democratização do artigo começou em 1660, quando o rei da França Luis XIV (1638-1715) ordenou que um de seus ministros subordinasse artesãos venezianos para obter o segredo deles. O resultado pode ser conferido na sala dos espelhos no palácio de Versalhes.
Com o advento da Revolução Industrial, o processo de fabricação ficou bem mais barato e o produto ficou mais acessível.
ADRIANA BACCARI
PAINEL DE ESPELHO ABRE E FECHA O ACESSO A COZINHA
Truques:
-Para alongar um corredor curto coloque um espelho numa das pontas.
-Para alargar um corredor estreito, coloque vários espelhos nas paredes.
-Espelhos perto de velas ou de quadro  vão reflectir a luz e a imagem.
-Espelhos perto das janelasvão refletir a luz.
Olhem que blog legal o do Marcos Ferraz, http://estiloveneziano.blogspot.com/ ele só trabalha com espelhos venezianos,trabalho belíssímo.
- FAÇA VOCÊ MESMO
OPÇÕES PARA REUTILIZAR ESPELHOS ANTIGOS
Aprenda a fazer espelhos de vários estilos, com uma pátina branca com toques dourados.
Você precisa de:
Moldura de espelho
Pistola de silicone
Pérolas plásticas
Pincel
Tinta acrílica branca
Tinta dourada
Pedaço de madeira
Cordão de algodão
Lixa fina
Folhas de louro secas
Papel toalha
Massa corrida
Lâminas douradas
Cola branca
Cola dourada
Opções
1
Se você tiver uma moldura redonda e quiser dar a ela um visual diferente, use uma pistola de silicone para colar uma fileira de pérolas plásticas na borda interna.
Passe duas camadas de tinta acrílica branca e deixe secar. Com uma lixa, descasque um pouco da pintura.
Como toque final, passe a tinta dourada sobre as pérolas.
Com esta simples mudança, você terá um efeito visual diferente e bonito.
2
Em uma moldura retangular simples, acrescente um pedaço de madeira na parte superior.
Aplique um cordão de algodão formando ondas.
Pinte toda a superfície com tinta acrílica branca e deixe secar. Com a lixa, descasque um pouco a tinta.
3
Recupere uma moldura talhada antiga pintando-a de branco. Pinte os baixos-relevos com a tinta dourada.
4
Cubra uma moldura com folhas de louro secas da seguinte maneira:
a) Cole as folhas de louro com a pistola de silicone cobrindo a moldura.
b) Umedeça guardanapos de papel com uma mistura de 1 parte de massa corrida + 2 partes de cola branca.
Coloque os guardanapos fazendo pregas sobre a moldura e deixe secar.
Cole as pérolas na moldura com a pistola de silicone.
c) Cubra toda a superfície com a mistura de massa corrida e deixe secar.
Pinte com tinta acrílica branca.
d) Passe a cola dourada nas tiras de papel endurecidas. Quando a cola estiver pegajosa, coloque as lâminas douradas e deixe secar. Retire o excesso com um pincel seco.
Destaque as nervuras das folhas com tinta dourada.
Importante
•Em vez de jogar fora molduras antigas ou em mau estado, escolha uma dessas soluções e aposte na sua criatividade. Você poderá transformá-las em um detalhe único de decoração para a sua casa.
No demais tenham criatividade e parcimonia sempre,para fugir das soluções muito óbvias.

Como deixar sua sala pequena mais ampla? Decorando com espelhos

Decoração de salas pequenas é uma tarefa relativamente simples. Sua sala, seja ela de jantar ou de estar, pode ficar aconchegante e ampla, basta dar um toque de “limpeza” e espelhos em lugares estratégicos.

Limpando a sala

Não sinta pena. Pegue aquelas tralhas que você acumula nos cantos: mesinhas sem utilidades, estantes muito grandes – use os raques mínimos – só mesmo para TV e DVD. Nada de sofás grandões. Use módulos ou sofás de dois lugares. Pufes são a solução ideal para salas pequenas. Use tudo claro (branco, gelo, marfim) nas paredes, no estofado e as cortinas de preferência de renda branca.
Plantas não podem faltar. Mas vá com calma. Num canto ponha um vaso com árvore da felicidade. É uma arvorezinha linda e tráz sorte de verdade, acredite! E distribua plantinhas aqui e ali, mas de vagar sempre. Nada de exageros.

Aos espelhos

Na parede que dá de frente para a porta de entrada instale um espelho grande. Além de a visita se olhar assim que entrar (mulher adora espelhos), ele amplifica sua sala. Pode usar um outro na parede acima do sofá, de preferência que reflita outro cômodo e as plantas. Dá amplitude e sua sala parecerá um lindo jardim repleto de verde. Lindo!
Se mantiver sua estante, um favor: retire todas as bugingangas — peças de gesso, porcelana, vasos. Só alguns livros e uns poucos objetos de decoração.

Perguntas Frequentes

Que tipo de quadro posso colocar na sala de jantar?
Ao usar decoração com espelhos não aconselha-se o uso de quadros, exatamente porque sua sala deve ser pequena. Se realmente você quiser usar quadros, procure algum bem pequeno e com moldura não muito chamativa.
Quais modelos de espelho são indicados para sala de jantar?
De um modo geral, todos os modelos são indicados, quanto maior o tamanho do espelho, melhor.

Decore a casa de acordo com o seu signo

Decore a casa de acordo com seu signo
Astrólogo dá dicas de cores, móveis e objetos que combinam com cada personalidade do zodíaco
Não sabe que cor escolher para o quarto? E os móveis da sala, contemporâneos ou mais convencionais? Será que um espelho aqui fica bom? Que tal uma ajuda dos astros? O Pense Imóveis conversou com o astrólogo Eduardo Krug, da Universidade Nacional da Paz (Unipaz), sobre dicas para decoração de acordo com cada signo.
Aquário (21/01 a 19/02)

Signo de ar, preza pela leveza e pela liberdade. Costuma ser fã de inovações e tecnologias de ponta, e por isso pode gostar de detalhes em metal. As cores do aquariano são verde limão e rosa-choque, mas seu lado hippie faz com que se agrade também de coisas coloridas, como o arco-íris. Grafites e pichações também entram na lista de gostos. Os espaços costumam não ter muitos móveis, e o que há é muito contemporâneo. As partes preferidas da casa são a sala de estar, o mezanino, o deck e a sacada, lugares onde pode ter uma visão panorâmica do resto do lar.
Verde limão é uma das cores que agradam aquário
Peixes (20/02 a 20/03)

O elemento de peixes é a água, e a característica amórfica do elemento se traduz na decoração das pessoas regidas por esse signo, que costumam gostar de "não-formas", como coloca Krug, móveis e objetos que brincam com formatos e conceitos. A casa do pisciano é quase um templo, por isso cristais e artefatos translúcidos são bem-vindos. A personalidade pensativa faz de peixes um signo que curte ambientes como a sala de música, ou um espaço para meditação, além do bar - onde o álcool representa um estado alterado de consciência. Azul-mar, branco, verde-azulado e lilás são boas cores para a casa do pisciano.
>> Fontes e cascatas para a casa ou jardim
Pisciano gosta de tons de azul e ambientes contemplativos
Áries (20/03 a 20/04)

Fluxo é a palavra chave do ariano. Ele está sempre com pressa, por isso gosta de peças amplas, com bastante espaço para circulação. Também adora equipamentos e áreas esportivas, além da garagem - onde pega o carro e sair correndo para fazer suas tantas coisas. Signo de fogo, sente-se bem em ambientes com ferro, o que se traduz na decoração: peças como uma mesa com pé de ferro e tampo de vidro, e decorações com armas, facas e espadas costumam agradar quem é de áries. Também por causa do fogo e do ferro, as cores do ariano são vermelho, marrom e violeta.
Espaços amplos e tons de vermelho agradam arianos
Touro (21/04 a 20/05)

Objetos de cerâmica e esculturas em barro agradam os olhos do signo de terra. O importante aqui é o prazer, por isso o taurino gosta de uma boa mesa e um bom vinho - se a casa tiver adega, será este seu lugar favorito. A sala de jantar vem logo atrás, por causa dos prazeres da boca, e no dormitório imperam os prazeres da carne, a sensualidade. Por ser um signo estanque, touro gosta de móveis robustos, mas não abre mão do conforto: o sofá deve ser grande, mas o tecido precisa ser bem macio. Tons de rosa e verde combinam com o signo, mas o marrom costuma falar mais alto no gosto do taurino.
Touro valoriza o conforto do sofá e os prazeres da mesa
Gêmeos (21/05 a 20/06)

Será que a mesa fica melhor aqui ou ali? Aqui. Ali. Ai, e agora? O sempre indeciso geminiano precisa de móveis leves, como o elemento ar, que o rege, e práticos, sempre que possível com rodinhas, para que possam ser trocados de lugar. Difícil dizer qual o cômodo favorito da casa, mas a sala de jogos ou de música costuma ser um ambiente propício para relaxar o potencial multidirecional de interesses de quem é de gêmeos. Comunicativos, são fãs da leitura, das palavras, e não dispensam todos os aparatos de comunicação que a tecnologia permitir - e nem precisa tanta evolução: eles adoram canetas! Se a casa tiver espaço, pode contar com uma biblioteca e uma sala de vídeo. Criativo, o geminiano tem a mente borbulhante, por isso o amarelo e o laranja são boas cores para o signo.
Tecnologias da comunicação e palavras são pontos-chaves de gêmeos
Câncer (21/06 a 21/07)

Signo de água, o canceriano é super apegado à família e às memórias, por isso tende a gostar de móveis antigos e objetos que permitam guardar lembranças, como os baús dos tempos da vó. Essa conexão com o passado também faz com que câncer se sinta bem em espaços com cores pastéis, como o azul e o rosa antigo. Por causa da ligação com as pessoas próximas, câncer costuma encontrar na cozinha seu cômodo favorito, já que é ao redor da mesa que todos se encontram.
Azul antigo é uma das cores que cai bem para cancerianos
Leão (22/07 a 22/08)
A casa do leonino é seu castelo, seu palácio. Tudo deve estar bem iluminado - é um signo de sol - e os poucos móveis precisam ser imponentes. O ouro e o dourado aparecem em detalhes e objetos no lar de Leão. São pessoas normalmente alegres e com um lado lúdico muito forte, por isso o laranja faz sucesso, principalmente no quarto das crianças, na sala de TV e na sala de jogos.
Leoninos gostam de laranja e consideram seu lar um castelo
Virgem (23/08 a 22/09)
Com estilo prático e um senso de organização por demais apurado - que muitos chamam de perfeccionismo -, o virginiano gosta das coisas simples, simétricas e, claro, bem arrumadas. Na casa, cada cômodo é bem separado do outro, e os armários são cheios de prateleiras e gavetas: para que tudo fique no seu devido lugar. Mas o gosto pelas coisas singelas também faz de virgem, signo da terra, uma pessoa ligada às coisas naturais - nos móveis, por exemplo, isso pode ser representado pelo tecido do sofá. Os lugares favoritos são a área de serviço, por causa do gosto pela limpeza, e a oficina ou o escritório, onde o virginiano põe as coisas no lugar e faz tudo funcionar direitinho.
>> Os profissionais Personal Organizers podem ajudar na organização
Praticidade, organização e higiene definem virginianos
Libra (23/09 a 22/10)

Quer ver um libriano feliz? Coloque uma pessoa ao seu lado: amigo, namorado, pai, colega. Libra é receptivo, diplomata, e é na relação com o outro que consegue se encontrar e se tranquilizar. Na decoração, isso aparece nos objetos aos pares e no uso de vidros e espelhos, cujos reflexos enchem de "o outro" a casa do libriano. O cômodo favorito, ainda por isso, é a sala de estar, onde são recepcionadas as visitas. Mas o quarto também aparece no topo da lista: é o local de intimidade com o outro especial. Bem equilibrado e com senso estético apurado, libra costuma gostar de objetos com design trabalhado, em geral em estilo contemporâneo. O interesse por artes e pintura vai parar emoldurado nas paredes da casa, que não raro é decorada também com flores. Cores claras, como tons de rosa e de verde, deixam o libriano bem à vontade para suas atividades.
Libra adora espelhos e cristais
Escorpião (23/10 a 21/11)

Violeta profundo, roxo e preto são as cores do escorpião, e dão aos ambientes o clima misterioso e místico que o signo precisa para expressar sua sensualidade. A madeira maciça e a iluminação indireta também funcionam para criar um espaço intimista, onde o escorpiano, movido pela paixão, consegue se sentir livre para expressar sua personalidade. Muito ligado ao passado, e sempre em busca de relações com profundidade, o signo de água pode ter porta-retratos e outros objetos que remetam às boas lembranças da vida.
Roxo colabora para o clima místico e sensual de escorpião
Sagitário (22/11 a 21/12)

O elemento do sagitariano é o fogo, por isso o bordô e o vermelho caem bem nos espaços do signo. Costumam ser pessoas que não passam muito tempo em casa, então o hall de entrada é um espaço que precisa ser bem planejado e estar ao agrado. A movimentação de sagitário também faz com que tenha uma ligação forte com viagens e objetos adquiridos nelas, seja pela própria pessoa ou como lembranças trazidas por amigos. Os espaços do lar devem ser grandes, e apesar dos muitos móveis que tendem a ter, precisam ser arejados. A sala é o ambiente favorito do sagitariano, por ser onde recebe pessoas e onde tem seus momentos de socialização e troca de conhecimentos - em geral, o signo tende à erudição.
Signo de fogo, sagitário adora vermelho
Capricórnio (22/12 a 21/01)

A personalidade prática e dura do capricorniano faz com que prefira tons discretos, como cinza e bege, para pintar seus ambientes. Signo de terra, é super pé no chão, muito ligado ao tempo e suas representações, como relógios e ampulhetas. O gosto estético tende ao conservadorismo, e objetos mais clássicos podem aparecer no lar de capricórnio. Por sua característica prática e focada, são pessoas que costumam gostar do escritório, ambiente em que podem se dedicar ao que precisa ser feito.
Capricórnio é conservador e gosta de tons discretos

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa

Selecionei algumas dicas e ações que vc pode fazer nos ambientes de sua casa de forma que eles  possam parecer maiores, mais claros, iluminados e ventilados, além de medidas que vc pode tomar para economizar seu rico dinheirinho.
As fotos são dos sites e blogs: casaejardim, casaabril, deardesigners, acervodeinteriores, alkemie e roxxn
- Cores claras  nas paredes e mais claras ainda no teto, se desejar que o ambiente pareça mais alto (pinte o teto mais escuro se ele for muito alto e vc quiser diminuir esta impressão). Cor clara não quer dizer tudo branco, viu ? Cores frias tem o mesmo efeito (azul , verde).
-  Se desejar usar uma cor mais forte, use-a na parede menor e/ou a  que receba menos luz e/ou a de fundo. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela. Se o ambiente é  comprido, pinte uma das paredes menores com tom mais escuro que as outras.
- Móveis escuros tem a tendência de escurecer e diminuir os ambientes. Para evitá-la, quando usar móveis escuros abuse dos demais objetos de decoração, cortinas e paredes mais claros.
- Móveis com material transparente (vidro, acrilico, espelho) dão leveza. Mas tbém não se deve abusar para o ambiente não ficar frio demais.
- Cortinas leves, claras e que deixam aparecer as janelas. Cortinas pesadas tomando toda a parede fazem o ambiente parecer menor. E usando cortinas leves vc aproveita melhor a luz do dia, economizando energia.
casaejardimsala3 cozilha_casaabr6 deardesignerswordpresscom3
- Prateleiras ou estantes ou móveis  estreitos e altos permitem que vc guarde mais coisas e dão a impressão de que o ambiente é maior tbém. MAS ATENÇÃO: Não coloque detalhes demais à vista e não entulhe o ambiente de móveis. Isso gera confusão, circulação ruim e dá impressão de espaço menor.

- Não encoste todos os móveis nos cantos. Faça a circulação pelos cantos tbém e tente, se possível, criar “ilhas” ou ambientes bem separados – de estar, de jantar, por exemplo, na mesma área (se for necessário).
- Use tapetes com listras no sentido que vc deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas as listras.
- Ambiente pequeno = móveis pequenos… Aquele sofá de 3 metros não vai ajudar sua sala a ficar maior, muito pelo contrário… Ambientes pequenos são normalmente mais bem aproveitados com móveis BEM feitos sob medida.
alkemie1098 acervodeinterioresDOTcombanheiroroxxnwordpresspequenatransparencia
- Se o ambiente é muito quente e for possível fazer mais uma janela ou abrir uma parede, use o princípio da ventilação cruzada: Janelas em lados opostos do ambiente e nos lados por onde o vento normalmente tenta atravessar o ambiente, batendo nas paredes. Não esqueça que: Se o vento não tem por onde sair, ele não entra! (abaixo, desenho simplificado)
exemplovc
- Sim, espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam , mas não exagere no uso de espelhos, preste atenção na segurança e não coloque espelhos onde a luz (natural ou não) vai bater e criar reflexos indesejáveis. Atenção também para a imagem que o espelho vai refletir: Se for aquele canto cheio de coisas, vai dar a impressão que há 2 cantos cheios de coisas… Se a área onde vc decidir colocar o espelho é muito grande, divida o espelho em placas. Facilita tudo e economiza o seu dinheiro se quebrar. Use espelhos de 6mm no mínimo. Menos que isso deforma a imagem.
- Se o ambiente  tem menos de 2,60 de pé direito (altura) não use rodapés muito altos, pois ele vai parecer mais baixo.
- Não encha o ambiente de móveis. Deixe espaços para circulação. Harmonize usando o vazio. Ele é muito importante.