segunda-feira, 12 de março de 2012

ESPELHO NA DECORAÇÃO

 Mil e uma utilidades

Os estudiosos divergem quanto à origem dos espelhos, entretanto apontam que esse artefato surgiu a partir do momento em que o homem reconheceu sua própria imagem na água. Desde sua invenção, esse importante item ganhou diversas utilidades. Além de refletirem tudo que está à sua volta, eles têm funções que agregam magia à decoração.
Além de transmitirem a sensação de amplitude, preenchem paredes, multiplicam a luz e ainda conferem beleza à ambientação. Ou seja, trata-se de um elemento multifuncional. Hoje, a tendência é utilizar espelhos em grandes molduras e dispô-los de forma descontraída nos espaços. A arquitetaEstela Netto conta que esse item denota luxo sem, necessariamente, precisar ser tradicional. “Quando emoldurados com fibras naturais, carregam ares de despojamento e agregam jovialidade. Já aqueles com molduras espelhadas ou de materiais nobres, como folhas de ouro ou madeira laqueada, são cheios de requintes”, explica.
Mesmo com tantos caminhos a serem explorados, os espelhos podem transmitir sensação contrária à desejada, caso sejam utilizados de forma incorreta. Estela dá dicas para acertar no uso. “As pessoas devem fugir das tendências. Muitas vezes, aquilo que é moda não se encaixa em um tipo de ambientação. Mesmo que a utilização de molduras em espelhos esteja em alta, é indicado procurar aquelas que mais se enquadrem na decoração e que traduza o estilo e identidade do usuário”, destaca. Logo, deve-se analisar qual proposta esse elemento vai cumprir no espaço.
A arquiteta recomenda utilizar os espelhos nas salas, quartos e no closet. Em relação ao tamanho, ela argumenta que “depende da proporção do espaço e intenção do projeto”. E acrescenta: “Peças maiores transformam-se em objetos marcantes e decorativos e conferem charme ao ambiente”.
Ou seja, se a crença popular defende que quebrar espelhos pode dar sete anos de azar, aplicá-los bem num espaço pode trazer muito mais que sete anos de beleza para a casa.
Decorajato vidros,espelhos e esquadria de aluminio
tel:85245320/91059053

segunda-feira, 5 de março de 2012

COMO CUIDAR E LIMPAR ESPELHOS

Apesar de parecer fácil, a manutenção das superfícies espelhadas pode, em certas circunstâncias, apresentar algumas dúvidas.
Saiba como solucionar a maior parte dos problemas, que a limpeza e conservação de espelhos por vezes traz. Tendo estes e as superfícies espelhadas um uso cada vez mais alargado quer para fins decorativos quer como equipamentos essenciais para a higiene e o bem estar das pessoas. Tal facto passou a exigir de todos o cuidado de tais materiais, com um conhecimento mais apurado das técnicas, métodos e produtos a utilizar na sua manutenção. Aprenda, então, como aplicar uma série de truques para ter os seus espelhos sempre como novos.
LIMPEZA QUOTIDIANA
Um dos problemas que normalmente surgem na limpeza diária ou quase diária dos espelhos consiste na facilidade com que as suas superfícies se notam as marcas deixadas pelos resíduos dos produtos de limpeza e dos panos usados para esse fim. Depois da tradicional aplicação dos ditos produtos, seque a superfície dos espelhos com um papel de jornal. Quando embebido em álcool, pode melhorar os efeitos da limpeza. No entanto, deve evitar empapar com o álcool o papel de jornal, pois desta forma acabará por ter o mesmo problema que já lhe mencionamos.
RESTITUIÇÃO DO BRILHO
Após a limpeza com o papel de jornal, se pretender que o espelho fique com uma superfície de brilho cristalino, utilize um pano sem pêlos ligeiramente embebido em água com uma gota de vinagre. O vinagre irá actuar como um forte desengordurante, criando uma espécie de capa protectora repelente do pó e da sujidade. Com esta operação os espelhos manter-se-ão limpos durante mais tempo. Por fim, poderá servi-se novamente das folhas de papel de jornal para secar a superfície dos espelhos.
ELIMINAR AS MANCHAS
Para a remoção das manchas de detritos orgânicos use vinagre, álcool, ou então, sumo de limão. Aplicado ao natural é um potente remover de manchas de sujidade. Esprema um limão sobre a mancha a remover. Sirva-se de um pano sem pêlos para esfregar. No caso de manchas de produtos inorgânicos (tintas, vernizes, colas, cosméticos) o melhor será usar um solvente tipo acetona, diluente ou agarrás. Os solventes devem ser usados com cuidado. Aplique-os com um pedaço de algodão.
CONSELHOS ÚTEIS
Evite sempre que puder a utilização de produtos muito agressivos na limpeza dos espelhos.
Para uma limpeza habitual e frequente, utilize somente um pano molhado com água tépida.
Um dos principais inimigos dos espelhos é a humidade, por isso, coloque-os sempre em zonas pouco húmidas e arejadas.
Decorajato vidros espelhos e esquadria de aluminio
tel:85245320/91059053