Brincando com espelhos: ideias para realçar a decoração
De diferentes tamanhos, desenhos e tons, os espelhos se encarregam de preencher paredes, ampliar espaços e multiplicar a luz. Confira 14 ideias que realçam o visual da casa. Saiba também o que é certo e errado na hora de decorar com espelhos
Para tirar o peso da alvenaria de 11 m de largura, o arquiteto David Bastos vestiu a superfície inteira com placas retangulares de espelhos (Ativa Vidros). Além de dar nova dimensão ao espaço, a solução reforçou a claridade natural, que vem de generosas aberturas. “O desenho geométrico dos espelhos lembra as formas de Mondrian”, diz. O toque charmoso se dá pela tela de Daniel Senise centralizada no painel. Bem posicionadas, lâmpadas dicroicas valorizam o conjunto.
Depois da reforma comandada pelas arquitetas Maristela Faccioli e Regina Junqueira, este apartamento ganhou um vistoso painel de mosaico português, mas manteve os móveis de traços fortes, como as poltronas vermelhas. “Em uma decoração com itens tão marcantes, peças neutras devem promover o equilíbrio. Por isso, escolhi o aparador e a mesa de centro espelhados, que se misturam ao cenário e quase não aparecem”, afirma Maristela. “É um recurso bonito e atemporal.”
Em busca de aconchego, a arquiteta Shenia Nogueira e a designer de interiores Paula Almeida resolveram mesclar dois materiais neste canto da suíte do casal. “Os moradores queriam uma atmosfera contemporânea, mas não fria”, explica Shenia. A dupla usou cumaru no deque e na parede do cantinho do ofurô e cobriu as portas do closet e da bancada de silestone com espelhos (Miragem Vidros). Na parede acima da cuba, um recorte faz o contorno do espelho e garante um efeito de moldura à peça
Adornado por uma peça de madeira ricamente trabalhada – parte de uma cama antiga da moradora –, o espelho (Vidraçaria Alto da Lapa) na entrada da casa dá boas-vindas a quem chega. “Tornou-se um detalhe original para um item moderno, sem moldura”, diz o designer de interiores Marco Aurélio Viterbo. Outra sacada graciosa foi o acabamento bisotê nas laterais, que deixa o visual mais caprichado. Duas arandelas clássicas (Tania Bulhões Home) completam a composição.
Como os moradores não queriam investir em obras de arte, a arquiteta Christiane Sacco e a decoradora Denise Abdalla lançaram mão de uma chapa de madeira, em formato de L, coberta com pedaços de espelho de diferentes tamanhos encaixados sobre a base para decorar a sala de jantar. “É uma solução econômica e moderna”, lembra Denise. Pendurado na parede como um quadro, o adereço (execução da Amaral Vidros) traz delicadeza e também ajuda a dar profundidade ao ambiente.
Coberta por pastilhas de acrílico espelhado, a cúpula (26 x 65 cm) do pendente tem fechamento de vidro fosco. À venda por 2,8 mil na Bertolucci.
Formado por 37 esferas de aço polido, o relógio de parede, da marca Karlsson, custa 543 reais na Benedixt.
Em forma de cubo (45 x 45 x 45 cm), esta mesa lateral é de MDF revestido de espelhos. Sai por 679,90 reais na Etna.