quinta-feira, 31 de março de 2011

Espelho: Como Usar?

O Espelho

Acabamento que pode estar presente na decoração dos mais variados estilos de ambientes. Assim como, podem ser produzidos conforme os padrões dos diferentes estilos, pois a moldura ou o acabamento da lapidação são os elementos que determinam a linguagem.
Capaz de proporcionar sensação de amplitude e refletir a luz natural para iluminar mais o ambiente, os espelhos também são perfeitos aliados para transmitir leveza, sofisticação e beleza.

Fabricação

O método mais comum de fabricação é a galvanização, na qual uma das superfícies do vidro recebe camadas metálicas de prata, cobre e de tinta protetora (anticorrosiva).
Já em métodos mais modernos os espelhos são produzidos sem o cobre, tornando-o mais resistente à corrosão.

Como usar

Todos os ambientes podem ser decorados com espelho, sendo os mais comuns: banheiro e lavabo, quarto, closet, corredor, sala de estar e jantar.
Aplicações:
  • Espelhos com ou sem moldura
  
   Fonte: Design Vidros

  • Espelhos fixados em painéis ou em portas
  
  Fonte: Decor Clean

  • Espelhos fixados diretamente na parede

  • Espelhos flutuantes
Fixados na parede por meio de um suporte para criar uma pequena distância, podendo ser posicionando paralelo a parede ou com leve inclinação.
  

Ao distanciar o espelho da parede é possível adaptar um sistema de iluminação indireta, onde a lâmpada posicionada por trás do espelho joga uma luz suave para o ambiente.

  • Fixado no teto
Este tipo de acabamento oferece bastante perigo, por isso, o vidro utilizado para fazer o espelho deve ser do tipo temperado, conhecido por ser um vidro de segurança, pois não quebra com facilidade, oferecendo menor risco de acidentes. Deve-se tomar muito cuidado com a altura do pé direito e o peso do vidro, quanto maior a altura e o peso os danos em caso de queda e/ou quebra podem ser graves.

  • Fixado em uma parede revestida com texturas
O espelho conversa com qualquer material, pode estar sobre paredes com papel de parede rústico, texturizado, liso, listrado, com florais; em painéis de madeiras, laminados e sobre outros espelhos.

  • Espelho apoiado no chão
O espelho colocado levemente inclinado é um excelente recurso para que a imagem refletida não seja facilmente visualizada. Isto é, a imagem pode ser jogada para uma área acima ou abaixo da linha dos olhos, assim o espelho pode cumprir seu papel de ampliar e iluminar o espaço sem ser invasivo.

 

  • Espelho apoiado em prateleiras
Posicione uma luminária ou abajur em frente ao espelho, a luz será duplicada ao mesmo tempo em que cria um efeito diferenciado na decoração.
 

  • Espelho revestindo móveis
Como: criados mudos, porta de armários, biombos, fundo de prateleiras, painéis e divisórias.

Dicas

  • Para quem gosta do efeito mas não quer sempre estar se vendo: ao utilizar o espelho no quarto evite colocá-lo em lugares de passagem, opte pelos cantos das paredes.
  • O espelho corrige as proporções dos ambientes, quando o ambiente é estreito e comprido, o espelho fixado na maior parede irá criar a ilusão de um espaço não tão estreito e aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário