terça-feira, 26 de julho de 2011

Como limpar vidros e espelhos

 
Especialista dá algumas dicas eficientes para deixar a sua casa brilhando

Foto: Divulgação/Sasazaki Ampliar


Limpa-vidros, álcool, pano seco, pano úmido. Qual será a melhor opção para limpar vidros e janelas em casa? Em busca das respostas, consultamos o especialista Matheus Silveira, dono da Primo Vidros, que dá algumas dicas.

Segundo ele, a primeira regra é nunca limpar o vidro ou espelho jogando água diretamente nele, pois isso pode estragá-lo. Para que o espelho não estrague, também é importante sempre secar as bordas.

Como espelhos são bem delicados, na hora de iniciar a limpeza, prefira o espanador para retirar poeira e resíduos que possam riscar o vidro. Se o vidro estiver muito empoeirado ou engordurado, passe antes apenas papel (absorvente ou jornal). Depois, use um pano macio e limpo, dos que não soltam fiapos, embebido com água ou álcool. Se o vidro ou espelho não estiver tão sujo, só o álcool já é suficiente.

Evite também lavar os vidros ao sol, pois ao secar rapidamente, eles podem ficar com marcas dos produtos. Uma dica interessante para limpar vidros é fazer movimentos verticais de um lado e horizontais do outro lado. Assim, fica mais fácil perceber de que lado são necessários os retoques.

Segundo o dono da Primo Vidros, os produtos mais indicados para limpar os vidros são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Portanto, não utilize produtos abrasivos tais como lixa, palha de aço, esponja ou ácidos. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária também são extremamente danosos ao espelho. E lembre-se de sempre aplicar o produto no pano e o pano no espelho, nunca borrifando líquidos diretamente no espelho.

Outros cuidados devem ser tomados com espelhos. Ao lavar paredes que tenham espelhos, nunca jogue água ou produtos químicos de limpeza que possam escorrer por trás do espelho ou mesmo em suas bordas, pois isso pode estragá-lo.

Ambientes pouco ventilados, como banheiros, saunas, piscinas aquecidas podem acabar deixando o espelho úmido e isso pode ser corrosivo e prejudicial à sua conservação. Nesse caso, recomenda-se a instalação de exaustores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário