terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conheça mais sobre vidros


O que é Vidro

Descrição 
O Vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza.
O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador, possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica, suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm2.
Composição Química do Vidro  
grafico_vidro.gif- Sílica (SiO)- 72%: Matéria prima básica (areia), cuja função é vitrificante.
- Potássio (K2O)- 0,3%
- Alumina (Al2O3)- 0,7%: Aumenta a resistência mecânica.
- Sódio (Na2SO4)- 14%
- Magnésio (MgO)- 4%: Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica.
- Cálcio (CaO)- 9%: Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão.
Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.
Principais Qualidade e Características
- Reciclabilidade;
- Transparência (permeável à luz);
- Dureza;
- Não absorvência;
- Ótimo isolador dielétrico;
- Baixa condutividade térmica;
- Recursos abundantes na natureza; e
- Durabilidade.

Processo de fabricação do Vidro Float
O processo do vidro float foi desenvolvido pela Pilkington em 1952, e é padrão mundial para a fabricação de vidro plano de alta qualidade.
O processo, que originalmente produzia somente vidros com espessura de 6mm, produz atualmente vidros que variam entre 0,4 e 25mm. As matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido, a aproximadamente 1000ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.
Há cerca de 280 plantas de vidro float em operação, construção ou projeto em todo o mundo. A Pilkington opera 25 plantas e tem participação em outras nove.
floatplant.gif

Vidros de Segurança
O que é vidro temperado 
O vidro temperado é fabricado a partir do vidro comum, por isso possui todas as suas características: transparência, coloração e paralelismo nas faces.
É produzido, através de tratamento térmico, denominado têmpera, que confere ao produto resistência mecânica a flexão e a impactos muito maior que a do vidro comum, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de até 200°C.
A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro do mesmo.
Ao quebrar-se, é fragmentado em pequenos pedaços, arredondados e pouco cortantes. 
Processo de têmpera Blindex 
O vidro é cortado na forma e tamanho desejados. Em seguida vem a lapidação, depois os recortes e furos necessários. Feitas essas operações, a peça segue para a têmpera.
O vidro é colocado no forno horizontal, que garante que o vidro não tenha as indesejáveis marcas de pinça, e submetido a uma temperatura de 600ºC. Nesse momento recebe um resfriamento brusco, através de soprantes que jogam ar sob pressão, gerando o estado de tensão.
O processo de tempera é irreversível: o vidro uma vez temperado não pode sofrer nenhum tipo de recorte, lapidação ou furação. 
Propriedades
- Tensão admissível de flexão: s = 60MPa.
- Resistência ao diferencial térmico = 220º (não indicado como corta-fogo).
- Densidade:D = 2.500kg/m3.
Manutenção
O Vidro de Segurança Temperado pode quebrar-se com o manuseio inadequado, em situações de:
-Impactos violentos na abertura ou fechamento da(s)porta(s)do box;
-Esforços mecânicos excessivos;
-Contato do vidro com materiais rígidos,como:metal,mármore, azulejos,granito,etc.
Dicas de Manutenção:
O Box deve ser submetido à manutenção, efetuada por um Distribuidor BLINDEX, sempre que apresentar qualquer irregularidade:
-Porta abrindo ou fechando com dificuldade;
-Guia da porta quebrada ou com flexibilidade excessiva;
-Batedores inferior ou superior quebrados;
-Excesso de balanço no conjunto;
-Contato do puxador da porta coma lateral fixa.
Mesmo que seu box não apresente irregularidades em seu funcionamento é aconselhável que o mesmo seja submetido à manutenção pelo menos uma vez ao ano.
Após a instalação, o box só poderá ser usado depois de 24horas, período este necessário para a secagem do silicone de vedação.
Dicas de LimpezaPara conservar a beleza do seu box, mantenha-o sempre limpo e seco, seguindo as instruções abaixo:
-Nunca use produtos abrasivos, como lixa, palha de aço,etc.;
-Nunca use ácidos;
-Nunca use facas ou objetos pontiagudos para retirar as etiquetas;
-Use somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro;
-A permanência de gotas de água após o banho pode, eventualmente, provocar manchas d'água. Portanto, remova-as, mantendo o box limpo e seco.
Recomendações:-Evite o choque de materiais rígidos contra o vidro.
-Evite impactos violentos na abertura ou fechamento da(s)porta(s).
-Não deixe crianças desacompanhadas utilizarem o box.
Em caso de mau funcionamento, entre em contato imediato com um Distribuidor BLINDEX ou com nosso atendimento ao consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário